Coreia do Sul é a próxima JMJ. Francisco encoraja os jovens e os pede: “não tenham medo”

A missa de envio da Jornada Mundial da Juventude JMJ Lisboa 2023 foi marcada pelo anúncio da próxima Jornada em Seul. O anúncio foi dado pelo Papa Francisco durante o Angelus ao final da missa. A arquidiocese de Seul vai acolher a JMJ 2027. Antes da JMJ, o Papa convidou todos os peregrinos para o Jubileu da Juventude, em Roma, em 2025.

Esse foi meu último encontro com Francisco em Lisboa. Espero encontrar o Santo Padre mais duas vezes em Roma: na Audiência Geral de quarta-feira (09) e no Angelus do domingo (13). A noite foi fria e com poucas horas de sono. Talvez, por isso, as palavras desta vez não me cativaram tanto, mas a homilia do Santo Padre foi curta, simples e profunda, como de costume.

Como bom jesuíta, Francisco apontou três palavras: resplandecer, escutar e (coragem) não ter medo. Ao refletir o evangelho da Transfiguração, o Papa convidou os jovens a resplandecer alegria, saber escutar a voz de Deus e não ter medo.

Essa foi uma das expressões mais usadas pelo Papa durante os dias em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude 2023. Toda a Jornada foi focada nos temas principais de seu pontificado: ecologia integral, amizade social e misericórdia. O patriarca de Lisboa Manuel Clemente destacou sobre a geração pós pandemia e as esperanças de construir um novo mundo.

Para isso, na visão de Francisco, é preciso ter coragem de sonhar e de agir para a construção de um mundo mais justo e fraterno. As JMJs são momentos em que os jovens de todo o mundo se unem e convivem. E não só nas grandes concentrações, mas nas ruas, nos alojamentos, em encontro de grupos e pastorais.

Ontem, depois da noite no Parque Tejo e longas caminhadas para o retorno, o cansaço não deixou terminar esse texto. Escrevo agora a caminho de Fátima.

Muitos já me perguntaram sobre a próxima JMJ. Creio que será mais possível voltar ao continente europeu para o Jubileu dos Jovens do que ir até a Ásia. Além disso, em 2027 já terei 38 anos e não faria sentido ir até a Coreia do Sul para uma Jornada sozinho como essa.

Deixe um comentário