“Muita cachaça e pouca oração”: Papa Francisco e complexo de vira-lata brasileiro

A repercussão da brincadeira feita pelo Papa Francisco a um padre brasileiro após a audiência de quarta-feira (26), no Vaticano, me fez lembrar do escritor Nelson Rodrigues. Antes de explica o porquê, contextualizo a situação para quem não assistiu em suas redes sociais. Depois do sacerdote pedir que o papa argentino reze pelo Brasil, Bergoglio vira para ele e diz: “Não há salvação. Muita cachaça e pouca oração”. Em seguida, uma eloquente gargalhada.

O vídeo se espalhou pela internet em poucas horas e gerou uma infinidade de reações. Nas redes de muitas pessoas, católicas ou não, um discurso de vergonha e indignação tomou grandes proporções. “Quem é o papa para dizer uma coisa dessas?”, ou ainda, “já não bastasse toda vergonha internacional que passamos, agora até Francisco?”, bradam os injustiçados.

Para mim, essa revolta nada mais é do que um novo capítulo do conhecido complexo de vira-lata brasileiro. Termo popularizado por Nelson Rodrigues que dizia:

“Por “complexo de vira-lata” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.”

Mais do que a má vontade em compreender o Papa Francisco, um argentino simpático com o Brasil e os brasileiros, que tempos atrás perguntou à uma jovem brasileira qual seria o melhor do mundo se Pelé ou Maradona. Mais do que o comportamento padrão de ódio e escárnio na internet. O incômodo de brasileiros e brasileiras é a constante auto depreciação tupiniquim protagonizada nas redes. Complexo de um viralatismo que nos faz aceitar qualquer coisa que venha de fora, ou pior, qualquer coisa de ruim que nós mesmos produzimos como consequência de nossa inferioridade. Sentimento que traz consequências sociais muito difíceis de lidar como o contexto atual que vivemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s