Agosto de 2023 é a nova data da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal. O anúncio foi oficializado pelo Comitê Organizador Local (COL-Lisboa) e pelo Dicastério para os Leigos, Família e a Vida em decorrência da pandemia de coronavírus (COVID-19).
Mais do que dificultar os preparativos locais para a JMJ, o controle mundial da doença ainda é muito incerto. Dez meses após o primeiro caso registrado na China, os eventos em todo o mundo acontecem de maneira restrita com distanciamento, regras sanitárias e controle no número de participantes. No Vaticano, as audiências com o Papa Francisco tem número restrito de público e todos que visitam a Cidade-Estado tem a temperatura corporal aferida nos portões.
Entrega dos símbolos em novembro de 2020
A entrega da Cruz e do ícone de Nossa Senhora também teve sua data alterada para o próximo mês. A cerimônia será dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei, no Vaticano. Este ano, a entrega teria a data de 5 de abril, mas a pandemia também alterou esta tradição já que a missa de Ramos do Papa Francisco em 2020 foi na Basílica São Pedro vazia. A entrega dos símbolos da JMJ realizada pelo Papa aos organizadores da próxima Jornada tem como tradição acontecer no Domingo de Ramos do ano seguinte à última edição mundial do evento.
JMJ em Agosto
Com o lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, a JMJ Lisboa 2023 será em um mês incomum da realização das jornadas. Nas edições anteriores, a jornada acontecia em julho, em conformidade com as férias escolares/universitárias dos jovens. O Panamá, em 2019, foi o primeiro país a quebrar o costume com a realização da JMJ em janeiro dos dias 22 a 26.
Em 2023, a data será agosto, durante o verão europeu. Para os brasileiros, o adiamento da Jornada Mundial da Juventude é vantajoso, pois os jovens de países com moedas mais fracas (caso do real) têm mais tempo para levantar os custos da viagem. Além disso, a JMJ Lisboa será em nossa língua e Portugal é um dos destinos aéreos na Europa mais próximos do Brasil.