Economia de Francisco será caminho para um novo mundo pós pandemia

Convocado pelo Papa Francisco em maio de 2019, o encontro Economia de Francisco pode ser o marco de um mundo assolado pela pandemia de coronavírus (COVID-19) reunido para pensar um novo mundo pós pandemia. Quando o evento foi convocado pela Papa, o novo vírus que ultrapassou a marca de um milhão de mortos nesta segunda-feira (28) ainda sequer existia ou não se sabia de sua existência. Entretanto, a conferência convocada pelo Pontífice seria em Assis, Itália, entre os dias 26 e 28 de março de 2020, pico mundial das mortes pelo vírus letal, teve sua data transferida.

Qual é a proposta do Papa?
Engana-se quem conclui que o encontro que reunirá jovens de até 35 anos de todo o mundo, com líderes mundiais e o Santo Padre tem o nome por causa do Papa Francisco. A conferência recebe o nome por causa de São Francisco de Assis, conhecido entre os italianos como O Pobrezinho. A nova data é de 19 a 21 de novembro e promete reunir presencialmente em Assis e online mais de 3 mil interessados. Segundo o Vatican News, os brasileiros são a segunda maior nacionalidade inscrita pra a conferência.

O encontro pretende discutir com jovens economistas e empreendedores novas formas de organização social e econômica no planeta. Em sua carta de convocação, o Papa Francisco propõe “re-almar a economia!”. Explica que a cidade de Assis, é um testemunho “de um humanismo da fraternidade” implantado pelos santos Francisco e Clara. O Pontífice convida aos interessados para pensarem uma nova economia voltada para erradicar a pobreza e respeitar toda a criação, como dito em sua primeira encíclica Laudato Si.

Francisco de Roma quer propor “um “pacto” comum, um processo de mudança global que veja na comunhão de intenções não somente aqueles que têm o dom da fé, mas todos os homens de boa vontade, para além das diferenças de credo e de nacionalidade, unidos por um ideal de fraternidade atento sobretudo aos pobres e aos excluídos.”

Um novo mundo pós coronavírus
Muito se falou que o mundo poderia sair diferente depois das drásticas consequências da pandemia de coronavírus. Talvez o encontro Economia de Francisco, em Assis de 2020, seja o marco de uma nova consciência, do nascimento de um novo mundo. Um mundo dotado de riquezas para atender à dignidade humana de cada habitante e em respeito e harmonia com a natureza.

Para saber mais do encontro acesse a página oficial francescoeconomy.org . O Projeto Olhar Vaticano estará na cobertura do evento, acompanhe em nosso site e Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s